quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Professor! Mas, para que serve Filosofia?


"Eis aqui, pois, porque Filosofar: porque existe o desejo, porque há ausência na presença, morte no vivo; e porque temos capacidade para articular o que ainda não o está; e também porque existe a alienação, a perda do que se acreditava conseguido e a cisão entre o feito e o fazer, entre o dito e o dizer; e finalmente porque não podemos evitar isto: testemunhar a presença da falta com a palavra"

Lyotard

Ps. Imagem de Dom Quixote. Interpretem como quiserem :)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A Realidade é apenas uma Ficção criada por falta de Utopia (?)


As vezes penso que tentar entender a realidade é algo que nos perturba, incomoda. Sabemos que a Realidade é diferente do Sonho, e que por sua vez, o Sonho é diferente da Loucura. Mas, o que é a Realidade? Podemos até dizer que o real é apreendido pelos nossos cinco sentidos. Porém, estes sentidos nos enganam. O que nos apresenta como doce pode ser apenas um defeito do amargo, como "o mel é apensas defeito do fel" (Raul Seixas). Os astros que nos parecem pequenos, são gigantes, mas a distância ilude nossos olhos.

Quando sonho, as vezes, não quero acordar... pois aquela "realidade" do sonho é melhor que as utopias de nosso mundo acordado. Será que existe uma realidade depois dessa vida? E se existir, como será? Não tenho respostas, apenas dúvidas. Mas, algumas certezas tenho...
Se essa não for a verdadeira realidade, e se existir uma outra além dessa, posso apostar que nessa transitória ficção a que vivi eu tive a melhor mãe, conheci os melhores amigos, beijei as melhores bocas, senti os melhores gostos, vi os melhores filmes, ouvi as melhores músicas, senti os melhores cheiros e ensinei aos melhores alunos.

Dicas: Filme - Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
Música - O conto do Sábio Chinês - Raul Seixas

Ps. Quadro O Sono, de Salvador Dali

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Questões existenciais


Minha primeira aula sobre filosofia geralmente traz como tema as questões existenciais. Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Essas três "simples" perguntas nos perseguem e nos inquietam a tal ponto que em muitos casos acabamos por deixá-las de lado e caimos no nosso rotineiro cotidiano, ocupados demais para pensar em tais questionamentos (ironia) ¬¬

Mariana, aluna da 3ª série do Ensino Médio do CPP, após assistir a primeira aula e engatinhando em suas primeiras reflexões filosóficas, escreveu um pequeno texto e dispôs em seu perfil do orkut. Achei legal a ideia dela e resolvi postar aqui para que todos possam ler e refletir. Um abraço e bom fim de semana!

Quem sou eu ? Não digo que sou Mariana Falcão de Hollanda, pq eu não sou o meu nome, mas meu nome fez o que sou. Imagina se meu nome fosse Xurupita?! Eu poderia ser traumatizada por isso e ter crescido rebelde. Então, obrigado papai&mamãe pelo belo nome que me deram. Quem me conhece sabe quem eu sou, mas pra você, eu sou apenas quem e quero parecer ser! Eu posso ter duas caras, três ou até mesmo quatro, vai depender muito de voce! " Diga, quem você é me diga! Me fale sobre a sua estrada, me conte sobre sua vida, tira a mascara que cobre o seu rosto, se mostre e eu descubro se eu gosto do seu verdadeiro jeito de ser. "
Complicado de entender? É nada, basta apenas vs saber, que eu sou quem vs merece que eu seja. :D

Eu sou eu mesma, e você ?/ ' seja você mesmo que seja bizarro. ' (y'


Vlw Mariana e obrigado por colaborar com o nosso blog :)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Everybody Hurts (Todo mundo se machuca)



Considerada uma das músicas mais tristes do mundo... Everybory Hurts do grupo estadunidense R.E.M. foi recentemente regravada em prol das vítimas dos terremotos no Haiti. Além de se configurar como uma canção belíssima, a mesma trás uma mensagem forte de luta, conforto e esperança. Fiz aqui uma livre adaptação e interpretação da letra. Segue o link de um vídeo no Youtube com uma edição de imagens e a canção. Espero que gostem.

"Quando seu dia é longo e a noite, a noite é solitariamente sua; quando você está certo de que já teve o suficiente dessa vida... Bem, siga em frente. Não se deixe desanimar, pois todo mundo chora, e todo mundo sofre, às vezes.

Às vezes algo está errado... É nesse momento a hora de cantar. Quando seu dia é uma noite solitária, agüenta firme!

Se você se sentir sozinho... Agüenta firme. Se você pensa que já teve demais dessa vida... Não se desanime... Porque todo mundo se machuca.

Encontre conforto em seus amigos. Não solte sua mão... Quando você se sentir como se estivesse sozinho... Lembre: você não está sozinho.

Se você está na sua mente, nesta vida e os dias e as noites são longos... Quando você pensa que já teve demais desta vida... Continue, pois todo mundo se machuca.

Às vezes todo mundo chora e todo mundo sofre, às vezes. Então agüente firme, agüente firme! Você não está sozinho!"

SOCIOLOGIA: O ESTUDO DA SOCIEDADE HUMANA


“O isolamento social prejudica a sociabilidade do indivíduo. E a sociabilidade é a base da vida em sociedade.” - Pérsio Santos de Oliveira

ESTUDO DE CASO

Segundo os estudos do médico Itard sobre Victor, o menino de Aveyron (França, séc. XVIII), os fatos sociais, embora exteriores, são introjetados pelo indivíduo e exercem sobre ele um poder coercitivo, já que determinam seu comportamento.

Ao estudar Sociologia devemos ter em mente algumas perguntas pré-eliminares:

1. De que se ocupam as Ciências Sociais?

2. Qual o objeto e o objetivo das Ciências Sociais?

3. Como ela é dividida?

Empregando as palavras do sociólogo Pérsio Santos podemos dizer que: “o comportamento humano é muito diversificado. Cada individuo recebe influências de seu meio, forma-se de determinada maneira e age no meio social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas pode também transformá-lo...”[1]

Para que possamos compreender um pouco sobre a realidade dos estudos das ciências sociais, comecemos por entender quais as principais preocupações dessa ciência: A primeira delas seria a compreensão da relação do indivíduo com seu grupo humano, ou a sociedade em que está inserido. Isso pode ser facilmente entendido se você analisar e se comparar com as pessoas ao seu redor. Perceba que existe uma série de atributos que são comuns, tais como língua falada, a religião seguida e os costumes adotados, por cada grupo de forma particular. A sociologia se preocupa primeiramente com as relações sociais, que são à base da sociedade. Sendo que a forma que essas relações práticas e efetivas ocorrem na realidade, constituem os fatos sociais, objeto de estudo da sociologia.

No decorrer da historia da humanidade, os homens se organizaram em grupos. As Ciências Sociais pesquisam e estudam o comportamento humano dentro de suas mais variadas formas de organização. Portanto, “pode-se dizer que as Ciências Sociais são o estudo sistemático do comportamento social do ser humano” e que seu objeto de estudo é justamente “o ser humano em suas relações sociais.” A partir dessa compreensão podemos ponderar como objetivo dessa ciência o ampliar do conhecimento sobre o ser humano em suas interações. Ajudando, assim, a entender melhor a sociedade em que vivemos e os fatos e processos sociológicos que nos rodeiam.

Para melhor compreender as Ciências Sociais, costuma-se dividi-la em quatro áreas[1]:

· Sociologia – estuda as relações sociais e as formas de associações e interações da sociedade.

· Economia – estuda as atividades humanas ligadas a produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviço.

· Antropologia – estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos, bem como a origem e evolução dessas culturas.

· Política – estuda a distribuição do poder e organização na sociedade.

ORIGEM DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

Tradicionalmente atribui-se o título de pai da sociologia ao pensador Augusto Comte (1798-1857), pois o mesmo usou o termo pela primeira vez na historia, quando de seus escritos no Curso de Filosofia Positiva em 1839. Porém, a Sociologia só passou a ser considerada como ciência e começou a se desenvolver com o filósofo e sociólogo Émile Durkheim (1858-1917). Para ele, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais, que compreendem três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Com o fortalecimento do capitalismo no século XX, a Sociologia ganha importância e novos rumos de questionamentos, tais como: rupturas ou continuidade de certas normas e valores sociais, desagregação da família, cidadania, minorias e racismo, violência e criminalidade, etc. Diante disto, procurou-se resolver tais questões de acordo com uma análise crítica e científica, na busca de se entender o presente momento histórico e social, para assim, projetar um futuro mais coerente e humanitário.

Por se tratar de uma ciência humana, a Sociologia é de difícil objetividade, pois os homens ao estudarem seus próprios comportamentos podem facilmente conduzirem a uma conclusão, na qual inúmeros fatores culturais de sua formação estejam impregnados. De forma que suas conclusões podem e geralmente estão, permeadas de influências dos conjuntos de idéias, crenças, costumes e valores que receberam.

Para se chegar a uma objetividade faz-se necessário ter em mente os conceitos bases, que dão sustentação as definições dos fenômenos que fazem parte do estudo das Ciências Sociais. “Como ciência, a sociologia tem um duplo valor: pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e de sua sociedade, e pode contribuir para a solução de problemas que ele enfrenta.”[2]

QUESTÕES PARA FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM

1. Dê o conceito, o objeto e o objetivo das ciências sociais.

2. Dê exemplos de dois fatos sociais e explique suas características.

3. Pesquise em jornais e revistas exemplos de comportamentos sociais. Escreva o título do assunto em seu caderno, a data e o nome do veículo de comunicação que você usou. Cole seu recorte e escreva um resumo do texto. Em seguida redija um comentário pessoal sobre o tema pesquisado.


[1] Aqui optamos por usar como base a divisão dada pelo sociólogo Pérsio Santos em seu livro Introdução a Sociologia.São Paulo: Ed. Ática, 2003. p. 10.

[2] OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução a Sociologia.São Paulo: Ed. Ática, 2003. p. 17.


[1] OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução a Sociologia.São Paulo: Ed. Ática, 2003. p. 9.