Exemplo 1
Leia a frase e a seguir responda corretamente o que se pede:
“Zeus ocupa o
trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si,
alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para
a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que
acontece com eles? Quem são eles?”
(VERNANT,
Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar.
São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)
O
texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser
uma forma de conhecimento, conceitue mito e explique por que não podemos
identificar o mito como sendo sinônimo de mentira.
Exemplo 2
O
grande impasse entre heteronomia e autonomia ocorre na adolescência, período de
contradições em que, abandonando as características infantis, o indivíduo ainda
não assumiu as obrigações e as responsabilidades da vida adulta. O psicólogo
suíço e filósofo Jean Piaget elaborou a teoria conhecida como psicologia genética, base para a
aplicação de fecundas práticas pedagógicas. Segundo essa teoria, não há
inteligência inata: a gênese da razão, da afetividade e da moral avança
progressivamente em estágios sucessivos nos quais a criança organiza o
pensamento e o julgamento. Por isso sua teoria e as que dela derivam são
chamadas construtivistas, já
que o saber é construído pela criança, e não imposto de fora. Com base nos seus
estudos, escolha um dos quatro estágios do desenvolvimento cognitivo
elaborados por Piaget, os quais demonstram a formação e desenvolvimento do
caráter ético e moral do sujeito e disserte sobre o mesmo.
Exemplo 3
Analise o texto a seguir e disserte sobre o tema proposto
“Vivemos num mundo que valoriza as
aplicações imediatas do conhecimento. O senso comum aplaude a pesquisa
científica que visa à cura do câncer ou da aids; a matemática no ensino médio
seria importante por “cair” no vestibular; a formação técnica do advogado, do
engenheiro, do fisioterapeuta prepara para o exercício dessas profissões. Diante
disso, não é raro que alguém indague: ‘Para que estudar filosofia se não vou
precisar dela na minha vida profissional?’”
Tema: A importância do pensar em uma sociedade alienada.
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