segunda-feira, 29 de março de 2010

Tantas formas de se ver o mesmo quadro


Todo mundo sabe que sou um amante do rock nacional dos anos 80. Muitos que também amam a música daquela galera me perguntam: "e Engenheiros do Hawaii, você gosta?" Minhas respostas sempre foram as mesmas: "da Banda sim, mas o Humberto Gessinger não posso dizer o mesmo." Pessoal, aqui preciso falar um pouco sobre "pré-conceito" Preconceito é a atitude de se julgar algo com base em um conceito pré-estabelecido. Não sei se por ignirância ou por influências, mas tinha alguns conceitos formados sobre o Humberto que não sei de onde vieram.

Sábado, passeando pela livraria do shoping, dei de cara com o tão esperado lançamento: "Pra ser sincero: 123 variações sobre o mesmo tom", livro do Gessiger. Como coleciono tudo sobre o rock dos anos 80, tasquei, comprei de cara. Em qualidade gráfica, o livro vale muito mais que o preço sugerido. Em conteúdo...

bem... acho que não tem dinheiro que pague. A vida e obra do "Engenheiro dos pampas" é surreal. A mistura de suas leituras tendo como base Camus, Sartre, Nietzsche, entre outros filósofos da contemporaneidade é de tão sublime escrita que tive que me render. Humberto Gessinger é sim um grande compositor e artista. Não que eu não sabia, mas insistia em não reconhecer. E me questiono o porque de mais de 123 meses em minha vida, ouvindo EngHaw me recusara a isto. Acho que essa semana escutei mais de 123 vezes inúmeras músicas da banda gaúcha que eu já conhecia, mas era como se estivesse vendo um mesmo quadro que outrora contemplara, mas agora de uma forma diferente.

Primeiro passo? Comprar a lata Infinita Highway e fechar a coleção. Os dvds já tenho, acho que falta 12,3% só

"E toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos"

4 comentários:

  1. Gostei da frase no final ;D,é tipo : Qunado falta alguma coisa pra a gente,nós nos admiramos com as coisas simples. :)

    ResponderExcluir
  2. sandro , vc é D+ seu blog tá mto legal

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Talvez ele seja o cara que eu mais admire no rock. As músicas deles são muito boas, já me ensinou muitas coisas, sempre me inspiro nelas.
    Agora eu não entendi porque você não gostou dele. Pelo que eu entendi, você também não entende o porque, hehe.

    ResponderExcluir